sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Afinal de contas, o que é Saudade ?


"Em alguns momentos, a Saudade surge avassaladora, como uma enorme nuvem negra, derrubando tudo dentro da gente. Não sobra nada. Nos deixa liquidados, loucos para encontrar de novo o nosso Amor, a nossa paixão, a nossa razão de viver."

Há muitos anos atrás eu ouvi a primeira explicação de Saudade, na voz da cantora Elizete Cardoso, música de Tom Jobim e letra de Vinicius de Moraes.

"Chega de saudade

Vai minha tristeza
E diz a ele que sem ele não pode ser
Diz-lhe numa prece
Que ele regresse
Porque eu não posso mais sofrer

Chega de saudade
A realidade é que sem ele
Não há paz não há beleza
É só tristeza e a melancolia
Que não sai de mim
Não sai de mim, não sai

Mas, se ele voltar
Se ele voltar que coisa linda
Que coisa louca
Pois há menos peixinhos a nadar no mar
Do que os beijinhos
Que eu darei na sua boca

Dentro dos meus braços, os abraços
Hão de ser milhões de abraços
Apertado assim, colado assim, calado assim,
Abraços e beijinhos e carinhos sem ter fim
Pra acabar com esse negócio
De jamais viver sem mim
Vamos deixar desse negócio
De viver longe de mim"


Dizem que Saudade é tormento de paixão, uma emoção diferente que aniquila a vida da gente.

Será que Saudade é isto mesmo ?

Eu tenho certeza que Saudade é Amor de mais. Amor em execesso. Amor sem exaustão. Amor que não se cansa. Amor que explode o nosso coração. Tenho certeza que esta palavra só pode ser definida desta forma, pois ela é pura emoção, cuja dimensão está sempre ligada ao tamanho do amor que sentimos pela pessoa que vai se afastar de nós para sempre, ou por um determinado tempo.

É exatamente neste momento que podemos ter a real noção do tamanho do Amor que temos no coração.

Quando estamos apaixonados, deitados ao lado do nosso Amor, com a paixão girando loucamente dentro de nós, e a pessoa amada se levanta da cama, temos a sensação de que a mesma vai começar uma viagem sem volta. Seguramos suas mãos, puxamos, beijamos, abraçamos, imploramos para que ela não demore, não nos esqueça, e volte logo.

A imagem que temos da pessoa amada saindo pela porta, entrando no corredor, acenando e deixando um beijo, é como se ela estivesse embarcando num foguete interplanetário, rumo ao desconhecido.

Alguns filósofos disseram que a Saudade não existe, quando nós, pobres humanos românticos, queremos ligá-la a alguém, com quem vivemos algumas ocasiões mágicas de nossas vidas, as quais nos levaram a uma espécie de eternidade adquirida.

Dizem eles que não podemos sentir Saudade de um momento que foi eternizado, porque ele nunca se afastará de nós, e estará sempre jogado ali a nossa frente. Desta forma, segundo eles, nunca vai existir Saudade.

Muito correto e objetivo este pensamento !

Só que os lógicos se esqueceram que não pode existir lógica num Amor que não tenha o sentimento e toda a escaldante emoção de uma Saudade.

Nunca, em tempo algum, poderemos assistir, sem nada sentir, a partida do nosso amor para longe de nós, e, calmamente, ficarmos imaginando que este amor, por ser eterno, nunca provocará Saudades. Amor sem Saudade é o mesmo que corpo sem espírito.

A Saudade no mundo real nos corta a coração. No mundo virtual nos deixa loucos.

No mundo virtual, quando encontramos um amor, e passamos a teclar diariamente com ele, e ouvimos a sua voz ao telefone, nos aproximando cada vez mais, perdemos toda a noção da distância. Em certos momentos parece que estamos juntos, e nada nos separa.

A distância no espaço só deveria existir para os frígidos, aqueles que só entendem a separação quando se lhes fala por metragem. Eles não sentem Saudade.

Em alguns momentos, a Saudade surge avassaladora, como uma enorme nuvem negra, derrubando tudo dentro da gente. Não sobra nada. Nos deixa liquidados, loucos para encontrar de novo o nosso Amor, a nossa paixão, a nossa razão de viver.

"Ah... Se eu pudesse explicar este desejo de estar com você...Só posso me contentar com as minhas lembranças, e que esta terrível espera chegue ao fim. Mesmo de longe, me sinto perto de você. Me pergunto se é certo penetrar no universo de um Amor tão profundo e cortante ... A vontade de estar perto de você parece me enlouquecer, e eu acabei de te deixar ..." (Palavras de um Apaixonado para a sua Amada)


O autor, Wilson Gordon Parker, é escritor

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br

4 comentários:

Anônimo disse...

Engraçado ao ler o texto me ouvi cantarolar: ”Pedaço de mim” do Chico Buarque. Ai deu saudade do tempo que se ouvia o Chico nas rádios, deu saudade do tempo que eu ouvia rádio, deu saudade do tempo que eu me ouvia cantarolar.
Curare

Ninótchka Carrilho disse...

Eu sempre tenho saudade do que já não tenho, do que já não vivo, do que já não sinto....Saudade do colo do meu pai, quando víamos tv na sala , em sua poltrona....Saudade dele me ensinando sobre como gostar de boa música, e me apresentando aos mais diversos cantantes do Planeta....Saudades do seu olhar e de sua voz....(tão linda apesar de tudo....) Saudade de quando eu era pequena e tudo que me apavorava era apenas o escuro do meu quarto...(que as mãos de minha mãe -magicamente- acalmavam, acendendo a luz....) Wilson, parabéns...:)

Anônimo disse...

Eu vivo de saudade...preciso sentí-la todos os dias. Não sei se é mania, se é bom... mas a saudade ficou sendo a minha melhor companhia na solidão. Gosto de sentí-la porque me dá a sensação de que estou acompanhada... principalmente naqueles dias vestidos de saudade viva que fazem ressuscitar tanta coisa... já dizia Fagner... E por mais estranho que possa parecer, me faz bem ter saudade. Me dá a sensação de que ainda estou viva... Tão ilógico para alguns e tão vital pra mim.

Loira Burra :) disse...

A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar.
Para os braços de alguém, para um tempo passado, para um lugar distante.
Enfim é o desejo da volta para o passado, ou que o passado volte.