sábado, 20 de fevereiro de 2010

EU NÃO TENHO CIÚME


[Video com cenas de Ferraço(Dalton Vigh) literalmente enlouquecendo Maria Paula (Marjorie Estiano)...em todos os sentidos!!! Música:Beyonce - Crazy In Love(Louca de Amor)]

O ciúme é uma coisa bem complicada, que atrasa a vida dos ciumentos e dos que vivem por perto dele. Quase sempre leva à loucura, a pessoa que, consciente ou inconscientemente, provoca o ciúme.

Falam tanto de ciúme, mas acho que ninguém conseguiu descobrir porque ele existe na cabeça das pessoas.

O que se ouve mais falar é que ele nasce com a falta de segurança das pessoas. Homem e mulher, quando se acham incapazes de amar com a intensidade que eles mesmos definiram como ideal, começam a ter ciúmes de tudo e de todos, porque não conseguem atingir as metas estipuladas.

Existe o caso dos que conseguem cumprir os seus objetivos, inclusive indo muito além deles, mas o ciúme continua a existir.

Talvez seja a idéia de que a pessoa amada possa encontrar um parceiro que consiga suplantar as suas metas. Neste caso, o ciúme se transforma numa competição. Desavenças terríveis vão acontecendo enquanto o ciumento busca a superação dos seus próprios limites.

O ciúme nasce como que do nada.

Homem e mulher estão conversando alegremente, quando sem mais nem menos, o ciumento capta algo na conversa, que passaria completamente despercebido para os mortais não ciumentos.

A partir daí, ele começa a puxar o fio da linha, e o universo do homem e da mulher começa a se desfiar.

Os ciumentos são pessoas muito inteligentes, criativas, que costumam perceber bem as coisas.

Em matéria de ler as entrelinhas estão muito acima da média.

Eles conseguem perceber o que existe, o que não existe e o que está para existir. Chegam ao futuro muito mais rápido que qualquer vidente de renome.

No entanto, para alguns, o ciúme não é tão terrível assim. Ele tem que estar presente numa relação amorosa.

Conheço muitas pessoas que dizem em alto e bom som, que onde não existe ciúme não pode existir amor. "Se não tem ciúme de mim, não me ama".

A falta de ciúme por parte de um dos amantes, pode atiçar um ciúme descomunal no outro. "Se não tem ciúme é porque gosta de outra pessoa, e não se importa comigo".

Existem pessoas que são infiéis por natureza, e ao mesmo tempo tem um ciúme descomunal do parceiro. Acham que é impossível o outro também não ser infiel.

Outro dia encontrei um amigo que não via há muito tempo, e fiquei espantado com a história que o mesmo me contou. Quando sua mulher morreu, ele se viu perdido num mundo onde a sua companheira estava sempre presente. Um ano depois, andando pelo centro da sua cidade alegremente, ele se deparou com a mulher que tinha sido a melhor amiga de sua esposa. Se abraçaram, foram para uma lanchonete beber um suco, e começaram a conversar. O passado foi lembrado, assim como a falecida. Ele a convidou para jantar, e depois disso começaram a ser amantes.

Quando estava ainda com vida, sua mulher havia dito que ela seria a melhor companheira que ele podia arranjar depois da sua morte.

Passado um tempo, foram viver juntos. Os dois pareciam muito felizes. Tudo caminhava dentro de uma certa racionalidade.

Mas, eis que a partir de um certo dia, as coisas começaram a mudar. Toda manhã tinha uma encrenca, uma crise de ciúme da mulher, e o pivô era sempre a falecida. Inacreditavelmente era verdade. Ela dizia que o amante não parava de pensar na falecida.

Sem dúvida era uma situação mórbida. Ela tinha crises de choros e ataques histéricos, e se dizia muito inferior a amiga que morrera. Gritava que nunca conseguiria dar felicidade ao viúvo.

Enfim, a coisa chegou num ponto trágico, quando a mulher tentou o suicídio. O meu amigo ficou desnorteado, e depois de um certo tempo, apesar do tratamento, a mulher ficou completamente louca, e teve que ser internada.

Chegou a adotar o nome da amiga que morrera. O mesmo modo de falar e os cabelos iguais ao da falecida.

Enfim. enlouquecera, e tudo por causa do ciúme.

Semana passada fiz uma viagem de avião na ponte aérea Rio-São Paulo, e ao meu lado viajou um cara com seus quarenta anos mais ou menos. Ele murmurou a viagem toda, amassando um pedaço de papel, que de vez em quando abria e lia.

Quando estávamos chegando em São Paulo, não me contive e disse:

Gostei de ver a sua fé na oração.

E o cara respondeu:

- Não é oração não. É uma frase que repito o dia inteiro, para que eu não fique louco, e cometa uma besteira.

Dito isto, me mostrou o escrito no papel todo amarrotado:

- EU NÃO TENHO CIÚMES !



O autor, Wilson Gordon Parker, é escritor

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)

Nenhum comentário: